INSTITUTO CONSCIENTIZAR Informa:

27/06/2015

Instituto Conscientizar foca na violência homofóbica e lança campanha em vídeo com imagens reais

Já está na internet, desde a quinta-feira 25 de junho, a nova campanha institucional em vídeo da organização não-governamental (ONG) goiana Instituto Conscientizar, há pouco mais de cinco anos fundada e presidida pelo jornalista, bacharel em Direito e ativista LGBT de Goiás, Terry Marcos Dourado, que assina o roteiro e a direção do vídeo produzido com imagens fortes e reais. 

A seguir, assista ao primeiro vídeo da campanha do Instituto Conscientizar em alusão ao dia 28 de junho - Dia Mundial do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).


Uma segunda campanha em vídeo do Instituto Conscientizar, desta vez, com atores simulando sexo e violência será postado na internet neste final de semana, quando o mundo inteiro celebra o Dia Mundial do Orgulho LGBT, no domingo 28 de junho.

O tema-chave de ambas as campanhas é: "Orgulho de Ser LGBT. Orgulho de Ser Humano", com foco na conscientização da pessoas para o combate emergencial ao preconceito intolerante por orientação sexual e identidade de gênero que têm violentado e matado cada vez mais no Brasil.


Terry Marcos Dourado, presidente
do Instituto Conscientizar.
"Nossa intenção, com estas - e outras campanhas que iremos produzir - é tocar as pessoas para que elas reflitam sobre pontos emergenciais e fundamentais da nossa luta árdua, porém, incansável para garantir os direitos civis às cidadãs e cidadãos brasileiros que merecem ter o mesmo respeito, consideração e uma vida digna como qualquer cidadã ou cidadão heterossexual", argumentou o autor, roteirista e diretor das campanhas em vídeo, Terry Marcos Dourado.

"O Brasil, lamentavelmente, continua sendo líder em assassinatos de pessoas pelo simples motivo de suas orientações sexuais ou identidades de gênero, ou ambas as situações, não serem aceitas e, sequer toleradas, por certos grupos da sociedade, instigados por líderes religiosos fundamentalistas cristãos, gente que professa uma fé fanática e maligna, por pessoas ignorantes que não conseguem entender os verdadeiros princípios basilares dos direitos humanos que devem ser, em síntese, garantidos para todas e todos, sem quaisquer distinções, muito menos acepções de caráter religiosas", prosseguiu Dourado.

Imagens reais - O primeiro vídeo da campanha do Instituto Conscientizar em alusão ao Dia Mundial do Orgulho LGBT usa imagens reais e chocantes de vítimas fatais da crescente onda de violência homofóbica no Brasil. "Optei mais uma vez por usar imagens reais para impactar as pessoas e, com o impacto, fazê-las refletir sobre qual a contribuição que elas têm dado no fomento e no crescimento - ou na propagação crescente - desta onda macabra de violência e assassinatos de pessoas pelo simples motivo de serem diferentes daquilo que a sociedade rotulou como padrão social", argumentou o presidente do Instituto Conscientizar.

"Nossa intenção não é chocar a sociedade por simplesmente chocar, absolutamente. Queremos fazê-la enxergar a realidade nua e crua como ela diariamente se apresenta a nós e, na maioria das vezes, fingimos não vê-la. As pessoas precisam entender, e pra ontem, que não se pode agredir, violentar, nem matar uma outra pessoa porque ela pensa ou age ou é diferente daquilo que achamos que somos, agimos ou pensamos. Cada um é cada um. E a diversidade humana, assim como de tudo que existe neste planeta, vai continuar existindo, independentemente da nossa vontade, porque é parte da natureza e da Vida", argumentou Terry Marcos Dourado.

O primeiro vídeo que usa estatísticas do Grupo Gay da Bahia (GGB), por exemplo, deixa claro que "não há qualquer vantagem em ser LGBT" e que "a gente apenas é LGBT" e que "a gente só quer ser feliz tendo os direitos respeitados, principalmente o direito à vida" - ressaltou o presidente do Instituto Conscientizar. [Ascom/IC]


AJUDE-NOS

Olá, bem-vindo(a) à página oficial do Instituto Conscientizar. Abaixo, você tem as principais notícias. Antes, porém, queremos pedir a sua ajuda uma vez que os custos da manutenção da nossa ONG Instituto Conscientizar são muito elevados e não dispomos de ajuda governamental. Vale ressaltar que o Instituto Conscientizar é uma organização-não governamental SEM FINS LUCRATIVOS. Temos muitas despesas. Por favor, nos ajude doando o quanto você puder para que possamos continuar existindo e para que tenhamos condições de melhorar nossas ações sociais. Para doar qualquer quantia, clique no botão "DOAR". Muito obrigado.