INSTITUTO CONSCIENTIZAR Informa:

O Presidente

Biografia do presidente do Instituto Conscientizar
TERRY MARCOS DOURADO
(2013 - 2016)



Jornalista TERRY MARCOS DOURADO
Diretor-Proprietário da: 
Agência Prodartcom Transmídia e Produções
PopMix RádioWeb
Canal PopTV (webtv)
Gazeta Popular (jornal e webjornal)
Estelar Filmes
Agência Mega Pop - Artistas, Modelos e Produções

Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado (Terry Marcos Dourado) nasceu em Jataí (GO), no dia 19 de julho de 1974. A sua vida escolar começou no Educandário Pequeno Príncipe e, ainda no antigo "pré-escolar", já totalmente alfabetizado, o menino foi direto para a segunda série do curso primário. Como a diretora do educandário se negou a isso, os pais o transferiram para a Escola Municipal Auta de Souza, após os devidos testes escolares de confirmação de alfabetização precoce.


Início dos anos 90: o repórter Terry Marcos Dourado em trabalho para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).
Terry Marcos Dourado: repórter e editor da "Revista Metas" (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Leandro (foto) e Leonardo 
(está na foto original sem edição), para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a cantora e compositora Fátima Leão, para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).

1998 - 2000: Terry Marcos Dourado exerceu as funções de repórter, redator, apresentador (locutor-entrevistador), 
locutor-noticiarista e coordenador de Jornalismo da "Rádio Difusora AM 680" (Jataí/GO).

Com o passar dos anos, a maior parte de vida escolar de Terry Marcos Dourado aconteceu no Colégio Estadual Nestório de Paula Ribeiro (Jataí/GO), com passagens também pelo extinto Curso de Habilitação Básica em Saúde (HBS) do "temido" Colégio Carlos Chagas (Jataí/GO); e o curso de Agrimensura, na antiga Escola Técnica Federal de Goiás (hoje, IFET). Em agosto de 1996, aos 22 anos, Terry Marcos Dourado tornou-se bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut).

Após sua colação de grau em Direito, no final de 1996, Terry Marcos Dourado recebeu proposta de transferir-se para a capital de Goiás (Goiânia), para trabalhar na sede do "Jornal da Segunda", à época, o quarto maior jornal do Estado.

Terry Marcos Dourado residiu na cidade de Goiânia (GO) até maio de 1998, quando fora obrigado a retornar a Jataí (GO), após ser vítima - na noite do dia 5 de maio de 1998, quando retornava a pé de uma academia de musculação - de uma emboscada em frente à agência central dos Correios, planejada e encomendada (com fortes indícios, nunca comprovados, da autoria ter sido de uma pessoa conhecida do seu meio profissional) resultando em um violento sequestro com roubo de todos os seus pertences pessoais e dinheiro no apartamento onde residia, no centro da capital goiana, numa ação de terror que durou cerca de sete horas. O fato foi registrado no Distrito Policial próximo ao Parque Mutirama há poucas quadras do edifício onde o jornalista residia, mas por orientação da própria polícia - e à pedido da própria vítima para preservar a família distante - o registro foi feito na condição de "sigilo" para não ser divulgado pela imprensa goiana por tratar-se de sequestro de um jornalista.

No período em que residiu em Goiânia (GO), Terry Marcos Dourado prestou serviços jornalísticos, como "free-lancer" para diversos informativos e jornais de pequeno porte. Foi repórter e editor do jornal especial em comemoração aos 40 anos da Associação Goiana de Municípios (AGM), trabalho que lhe rendeu um contrato profissional com o jornal "O Top News", o terceiro maior jornal de Goiânia e do Estado, com circulação semanal e linha editorial crítica. Em "O Top News", Terry Marcos Dourado fora contratado para ser repórter especial, somente produzindo reportagens investigativas com destaques de capa.

Julho, 1996: Terry Marcos Dourado conclui e torna-se bacharel em Direito pelo Cesut de Jataí/GO.
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó para a "TV Jataí Canal 11" (Jataí/GO).
1998 - 2000: Terry Marcos Dourado (nesta foto, na sala de redação e, acima, no estúdio ao vivo) exerceu as funções de repórter, 
redator, apresentador (locutor-entrevistador), locutor-noticiarista e coordenador de Jornalismo da "Rádio Difusora AM 680" (Jataí/GO).

Apesar da graduação em Direito, Terry Marcos Dourado optou por não exercer a profissão de advogado e continuar sua carreira no Jornalismo, iniciada em 21 de novembro de 1991, aos 17 anos, no jornal Folha do Sudoeste (Jataí/GO).

Agosto de 2002: Terry Marcos Dourado implantou, dirigiu e atuou no Departamento de Jornalismo da 
Rádio Mundial 105,9 FM (hoje, Transamérica), onde permaneceu até 2006 com diversos programas (Jataí/GO).
1995 - 1996: Terry Marcos Dourado exerceu as funções de repórter, redator, apresentador (locutor-entrevistador) 
e diretor de Jornalismo da "TV Jataí Canal 11 - Rede Brasil de Televisão" (Jataí/GO).
A carreira jornalística de Terry Marcos Dourado sofreu uma mudança radical, tornando popularmente muito elogiada no período entre os anos de 1998 e 2000, quando Terry Marcos Dourado lança um estilo personalizado, inovador e ousado de comunicar a notícia, ao comentar – muitas vezes de forma incisiva e em tom forte de indignação – as principais notícias nos programas jornalísticos que produzia, dirigia e apresentava na Rádio Difusora de Jataí 680AM: "Jornal Brasil Hoje - Edição Regional", "Difusora Notícias" (de hora em hora) e o tradicional "Jornal Difusora" (principal radiojornal da emissora). 

Na Rádio Difusora 680AM, Terry Marcos Dourado conquistou forte e histórica audiência popular por defender os interesses do povo e fazer cobranças e críticas incisivas a políticos. Mas, em 2000, por interferência, pressões e negociações políticas, Terry Marcos Dourado, foi repentinamente tirado do ar e, poucas semanas depois, foi demitido da Rádio Difusora, e ainda enfrentou o fechamento de todas as portas profissionais para si, pela imprensa jataiense.

Antes de ser demitido, ainda no auge de seu inovador e audacioso trabalho jornalístico na Rádio Difusora de Jataí, o jovem jornalista Terry Marcos Dourado, mesmo sem ter recebido ameaças diretas, foi informado de que um político local havia sugerido que o jornalista "deveria ser calado a qualquer custo". Ao tomar ciência desta suposta ameaça perigosa, a direção da emissora, discretamente, tomou medidas de proteção ao polêmico jornalista/radialista.

Anos 90: Terry Marcos Dourado em mais uma entrevista com o cantor sertanejo Leonardo (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista, para a Revista Metas, a atriz Suzana Alves, à época 
do megassucesso com a personagem "Tiazinha". (Jataí/GO).
1996: Terry Marcos Dourado entrevista humorista Pedro Bismark (o "Nérso da Capitinga e o "Seu Feliciano" 
do programa "Zorra Total", da TV Globo), para a "TV Jataí Canal 11" (Jataí/GO).

Ainda sob fortes pressões políticas, em 19 de agosto de 2002, Terry Marcos Dourado implantou e estreou o Departamento de Jornalismo da Rádio Mundial 105,9FM (hoje, Rádio Transamérica 105,9FM). Nesta emissora, continuou com seu estilo polêmico, popular, crítico e cobrador de políticos. 

Em 2006, novas pressões políticas fizeram com que Terry Marcos Dourado fosse novamente excluído das mídias jornalísticas em Jataí. Indignado com as injustiças das perseguições que continuava sofrendo, o jornalista, dois anos depois, em 10 de julho de 2008, concretizou um projeto pessoal: o jornal Gazeta Popular, circulando inicialmente com tiragem histórica de 5.000 exemplares e tendo forte aceitação pública, mas o jornal impresso durou apenas 15 edições até ser vítima de perseguições políticas dos “coronéis” de Jataí que agiram para cancelar apoios publicitários. Além do governo municipal do PMDB, o jornal Gazeta Popular, de Terry Marcos Dourado, também continua sofrendo retaliações das últimas três gestões peemedebistas do Legislativo Jataiense.

Início dos anos 2000: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Di Paulo & Paulino, 
para a "Rádio Mundial 105,9 FM" (Jataí/GO).
Início dos anos 2000: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Gian & Giovani, 
para a "Rádio Mundial 105,9 FM" (Jataí/GO).
Terry Marcos Dourado, durante cobertura especial de jantar com celebridades. Nesta foto, ao lado do, à época, 
jogador Paulo Nunes. Também estavam neste jantar o cantor Leonardo, o cantor Paraná 
(da dupla com Chico Rey), dentre outras personalidades daquele momento. O evento aconteceu em Jataí/GO.
Após um período sabático de problemas de saúde em família e, impulsionado pelo luto da morte de seu pai - José Alves de Barros, funcionário público da Prefeitura de Jataí, popularmente conhecido pelas alcunhas de "Zezão", "Zezão da Kombi", "Zezão da Ambulância" ou mesmo "Zezão Motorista do Núcleo do Câncer" - ocorrida em 11 de março de 2013, o jornalista Terry Marcos Dourado optou por dar a volta por cima nas intempéries da vida e, com força, coragem, fé e determinação, começou a construir uma nova fase em sua carreira de mais de 23 anos de dedicação ao Jornalismo.


21/06/2013: O jornalista Terry Marcos Dourado (E), ao lado do irmão Giulliano Dourado (D); 
recebem homenagem da Câmara de Vereadores de Jataí/GO pela "WebTV Araguaia (WTVA)", 
novidade que o jornalista idealizou e dirige. A honraria foi entregue pelo comandante-geral 
da Polícia Militar local, major David Pires (C). A homenagem à imprensa jataiense 
foi proposta pelo vereador Gildenício Santos.
Terry Marcos Dourado posando junto da placa que registra seu bacharelado em Direito, ocorrido em julho de 1996 
pelo Cesut de Jataí/GO, antes do acréscimo oficial do sobrenome de família, "Dourado", em 2005.
Dezembro de 2005: O jornalista Terry Marcos Dourado recebeu esta homenagem pela gestão do então 
vereador-presidente Ediglan Maia, pela parceria na coordenação das primeiras transmissões ao vivo 
das sessões e eventos do Legislativo de Jataí, transmitidas pela "Rádio Mundial 105,9 FM". 
Terry Dourado foi pioneiro nas transmissões das sessões legislativas e 
das Câmaras Itinerantes em diversos bairros da cidade.

Confira, a seguir, a síntese da trajetória profissional de Terry Marcos Dourado nos diferentes ramos do Jornalismo, e nas mais diversas mídias de comunicação.

1991–1994: FOLHA DO SUDOESTE (Jataí/GO)
Repórter, redator, revisor, editor-adjunto e editor-geral.

1995–1996: REVISTA METAS (Jataí/GO)
Repórter, redator, revisor, editor-adjunto e editor-geral.

1994–1996: JORNAL DA SEGUNDA (Jataí/GO)
Jornalista/repórter – editor regional (Sucursal Jataí). O “Jornal da Segunda” é atualmente conhecido pelo nome de “Tribuna do Planalto”, com sede em Goiânia (GO).

1995–1996: TV JATAÍ CANAL 11 - REDE BRASIL - (Jataí/GO)
Estreando como radialista, em 1995, exerceu as funções de repórter, apresentador de telejornal, diretor de Jornalismo e editor-chefe de Telejornalismo. Apresentou e produziu os programas: “Jataí Notícias”, “Jataí Sociedade Aberta” (ambos, jornalísticos); e “Frisson” (este, uma revista social e cultural).

1996–1997: JORNAL DA SEGUNDA (Goiânia/GO)
Jornalista/repórter da redação, em Goiânia/GO.

1997–1998: JORNAL O TOP NEWS (Goiânia/GO)
Jornalista/repórter especial (reportagens de capa).

1998–2000: RÁDIO DIFUSORA 680AM (Jataí/GO)
Em uma das mais tradicionais e importantes emissoras de rádio do Sudoeste Goiano, atuou como jornalista/radialista, repórter, editor-geral de Jornalismo, coordenador-geral de Radiojornalismo, apresentador–âncora de radiojornal (locutor-noticiarista) onde revolucionou o jornalismo da emissora com o inédito estilo “âncora”, mobilizando, com força, a opinião pública sobre os principais fatos do dia-a-dia, sem deixar de lado a isenção, a imparcialidade e a ética jornalística.

17 de Maio de 2000: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS (Jataí/GO)
Fundou a TM Oliveira Barros Dourado ME, agência de jornalismo e produções artísticas, com o nome fantasia de “TM3 Produções”. Atualmente, a agência tem o nome fantasia atual de "Prodartcom Produções" mas, no passado, já teve os nomes-fantasia de “Agência Barros Dourado Comunicações, Eventos e Produções Artísticas (ABD Produções)”, "TM3 Produções e Jornalismo" e "Agência Eldorado - Jornalismo e Produções Artísticas". Parte integrante da Prodartcom Produções, foi criada a "Estelar Filmes", empresa produtora e realizadora de projetos audiovisuais. 

Prodartcom Produções foi criada com as seguintes divisões: Estelar Filmes (produções audiovisuais), TMD Models Agency (agencia de modelos e artistas). Prodartcom Produções também objetiva produzir roteiros dee programas e comerciais para TV e internet. 

2002–2006:   RÁDIO MUNDIAL 105,9FM (Jataí/GO)
Ainda sofrendo fortes perseguições de políticos em Jataí e em nível estadual e federal, o jornalista/radialista Terry Marcos Dourado atuou como repórter, editor-geral de Jornalismo, diretor de Jornalismo, apresentador-âncora de vários programas jornalísticos da emissora. Na Mundial FM, implantou e consolidou o Departamento de Jornalismo optando, em meados de 2005, por razões particulares, por firmar parceria com a empresa, após criar a ABD Produções, porém, mantendo parceria jornalística com a emissora.

2002–2006: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS (Jataí/GO)
Terry Marcos Dourado, em nova fase profissional como jornalista/radialista autônomo, através da Agência Eldorado que criou em 17 de maio de 2000, durante todo o ano de 2005, prestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Câmara Municipal de Jataí, onde coordenava e comandava as transmissões ao vivo das atividades parlamentares (sessões, debates populares, audiências públicas, câmaras itinerantes, dentre outras) veiculadas ao vivo pela Rádio Mundial 105,9FM.

Ainda em 2005, e até maio de 2006, prestou serviços profissionais na condição de assessoria jornalística para a Prefeitura Municipal de Jataí (GO), tendo como principal função a elaboração, produção e divulgação de releases diários das atividades do prefeito e da administração municipal, para a imprensa de Jataí, região e do Estado. Também era responsável pela elaboração e produção de reportagens divulgando as ações da prefeitura, para publicação em diversos órgãos da imprensa, naquela gestão do prefeito Fernando Henrique Peres, mas vítima de "trairagens" de colegas de trabalho - tendo caído em "operação puxa-tapete" de safadeza de bastidores, muito comum neste meio - acabou sendo forçado a encerrar a prestação de serviços por não ter optado em "disputar" o cargo.

2008–2010: JORNAL GAZETA POPULAR (Jataí/GO)
Atuando como jornalista/radialista, através da ABD Produções (ex-Agência Eldorado), que criou em 3 de maio de 2000, desde 10 de julho de 2008, produzia, editava, dirigia e publicava o impresso periódico "Gazeta Popular", jornal que fundou e fez circular em Jataí e em várias cidades do Sudoeste Goiano e, de forma dirigida, em Goiânia e Brasília/DF. Por fortes e graves perseguições de políticos jataienses, a produção deste que foi o primeiro jornal verdadeiramente popular e interativo de Jataí, teve sua versão impressa interrompida em 2011, e continua até o momento, por falta de patrocínio.

17 de maio de 2013: PRODARTCOM PRODUÇÕES, JORNAL GAZETA POPULAR ON-LINE e WEBTV ARAGUAIA (Jataí/GO) e CANAL POP TV
Em 17 de maio de 2013, dois meses depois do falecimento de seu pai, impulsionado pela dor física do luto em família e, mesmo sem patrocinadores ou apoiadores comerciais/publicitários, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado surpreendeu a todos após reestruturar seus projetos jornalísticos e lançar, de forma estrategicamente "repentina", por enquanto na versão on-line na internet, o seu jornal "Gazeta Popular".

Terry Marcos Dourado também inovou ao criar e lançar a primeira WebTV itinerante e totalmente interativa do Brasil, a única em atividade no interior do Estado de Goiás: a "WebTV Araguaia (WTVA)", com conteúdos produzidos exclusivamente para a internet. Cumprindo plano estratégico de integração de mídias, a WTVA tornou-se "Canal Pop TV", a partir de janeiro de 2015.

5/04/2014: POPMIX RÁDIOWEB
No sábado, 5 de abril de 2014, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado estreou o sinal da PopMix RádioWeb (www.popmixradioweb.com), emissora que idealizou e realizou com o objetivo de inovar, modernizar e ousar no conceito de comunicação popular. A emissora transmite 24 horas diárias de programação popular para todos os estilos, gêneros e gostos, com qualidade de transmissão estéreo HD (High Definition - Alta Definição). Somente na primeira semana de existência, ainda com programação em caráter experimental, o site da rádio contabilizou quase 1.500 acessos.


ESPECIALIZAÇÕES, REGISTROS PROFISSIONAIS E CURIOSIDADES:

= Oficina de Radiojornalismo e Telejornalismo pela Semana Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí/GO.

= Estágios no Departamento de Telejornalismo da TV Riviera (Repetidora da TV Globo/TV Anhanguera),em Rio Verde/GO, por duas vezes, nas áreas de apresentação de telejornal, produção e pós-produção jornalística e ainda reportagem.

= Curso de Locução e Percepção Vocal, pela Fundação Rádio Educacional de Jataí/GO (Rádio Mundial 105 FM).

= Filiação na Associação Goiana de Imprensa, sendo membro oficialmente e regularmente matriculado desde 1998, sob o número 1.995/98.

= Radialista e jornalista profissional regularmente registrado junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego/Delegacia Regional de Goiás (MTE/DRT-GO), sob o número 2.096/00.

= Pioneiro do modelo de agenciamento de notícias em Jataí e no Sudoeste Goiano.

= Pioneiro no segmento de notícias populares e jornalismo popular em Jataí/GO.

= Pioneiro no segmento de WebTV itinerante e interativa no Brasil e no Estado de Goiás.

= Especialista (formação contínua) em comunicação para a internet e mídias para redes sociais (internet).

= Diretor de Jornalismo e Conteúdo e roteirista para Televisão e WebTV.

= Terry Marcos Dourado tem em seu currículo jornalístico o peso e o sucesso da idealização, direção e "ancoragem" de importantes e históricas coberturas jornalísticas ao vivo pelas rádios Difusora 680 AM e Mundial 105,9 FM (Transamérica, hoje). São elas: eleição e posse dos bispos de Jataí Dom Miguel Pedro Mundo e Dom Aloísio Hilário de Pinho; assalto à Residência Episcopal que resultou na morte, após nove dias de bispado, do bispo dom Miguel Pedro Mundo. Terry Marcos Dourado coordenou e ancorou, de forma contínua, todo o funeral do bispo, inclusive, participando ao vivo de programas na Rádio Difusora de Goiânia, nas emissoras da Rede Católica de Rádio (RCR) via sátélite e, também na Rede Vida de Televisão.

= Terry Marcos Dourado coordenou toda transmissão especial da morte e funeral do ex-prefeito de Jataí e ex-deputado estadual Mauro Antônio Bento, sendo tudo transmitido pela Rádio Mundial 105,9 FM, com flashes informativos para outras emissoras de rádio de Jataí, da região e de Goiânia/GO.

= Terry Marcos Dourado, nos anos 90, teve uma reportagem sua publicada pelo jornal "Correio Brasiliense", de Brasília/DF, sobre um estupro cometido por pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, fato ocorrido em Jataí/GO.

= Terry Marcos Dourado também idealizou, coordenou e "ancorou" coberturas de eleições municipal e estadual para as rádios Difusora de Jataí 680 AM e Mundial 105,9 FM (Transamérica, hoje), nos pleitos de 1998, 2000 e 2002 e 2004, respectivamente. Tendo ancorado, ao vivo, as posses dos prefeitos de Jataí nos anos de 2001 e 2005. Mais atrás, em 1996, coordenou e ancorou a cobertura jornalística eleitoral da TV Jataí Canal 11, enquanto diretor de Jornalismo da emissora, mas este trabalho não foi ao vivo.

= Ainda em Jataí/GO, enquanto atuava em emissoras de rádio, Terry Marcos Dourado também ancorou transmissões de desfiles cívicos e alegóricos alusivos ao aniversário de Jataí/GO e o Dia da Independência Nacional. Também cobriu outro fato histórico para Jataí: a inauguração do Estádio Arapucão, em 1996, com a partida de futebol entre Goiás e Flamengo, tendo entrevistado os técnicos das equipes, com destaque para o então técnico do Flamengo, Joel Santana; e o jogador Bebeto (Flamengo e Seleção Brasileira).

= Outras personalidades entrevistadas pelo jornalista Terry Marcos Dourado: José Alencar (à época, vice-presidente do Brasil); Maguito Vilela (ex-governador de Goiás), Marconi Perillo (ex-governador, atual governador de Goiás); Iris Rezende Machado (ex-governador de Goiás); diversos senadores, deputados estaduais e federais e diversos prefeitos do Sudoeste Goiano. O jornalista também entrevistou o famoso cineasta brasileiro Cláudio Cunha (um dos ícones da pornochanchada nacional); dentre outras personalidades políticas, artísticas e culturais dos cenários regionais, estadual e nacional.


ATOR PROFISSIONAL

Terry Marcos Dourado é ator profissional, produtor cultural, diretor de teatro 
semiprofissional, dramaturgo, roteirista de rádio, TV, vídeo, cinema 
e shows e diretor cinematográfico.

No ano de 1998, Terry Marcos Dourado participou de uma banca examinadora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Goiás (Sated-GO), e conseguiu seu registro profissional como ator.

Atualmente, é roteirista de cinema, teatro, shows e programas de rádio e TV/WebTV. Também diretor de teatro semiprofissional e diretor cinematográfico.


PRODUÇÃO CULTURAL

Apesar de ter enfrentado dificuldades de relacionamento social na infância e adolescência em decorrência de uma forte timidez, Terry Marcos Dourado descobriu a “cura” para a timidez nas artes cênicas. Com o passar dos anos, tornou-se ator profissional, diretor de teatro semi-profissional, dramaturgo. Aprendeu e, vez ou outra exerce as funções de roteirista de rádio, televisão, cinema, vídeo e shows.


Escrita por Terry Marcos Dourado, a comédia teatral “Doidêras di Famía”, produzida e dirigida por Elita Maria de Carvalho Lima, enquanto titular da Secretaria Municipal da Cultura de Jataí, nos anos 90, foi encenada diversas vezes em Jataí e região e vista e aplaudida por cerca de 10 mil pessoas.


 JORNALISMO, RADIALISMO E CERIMONIAL


Jataí (GO), dezembro de 2005: Em sessão solene, o jornalista Terry Marcos Dourado 
foi homenageado com Título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Jataí. 
Na imagem, ele recebe a honraria das mãos do vereador-presidente Ediglan Maia (PSDB).

Em maio daquele ano, de volta a Jataí (GO), o jornalista e radialista Terry Marcos Douradoingressou na Rádio Difusora de Jataí 680AM, onde se destacou como repórter, editor geral de Jornalismo, coordenador geral de radiojornalismo, apresentador e âncora de radiojornais (locutor noticiarista), revolucionando o jornalismo da emissora com o inédito estilo “âncora” mobilizando, com força, a opinião pública sobre os principais fatos do dia-a-dia, sem deixar de lado a isenção, a imparcialidade e a ética jornalística. Por interferência política, Terry Marcos Dourado foi demitido da Rádio Difusora de Jataí, em outubro de 2000.


Em maio de 2000, visando consolidar seu projeto de fundação, produção, edição e circulação de um jornal impresso, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado criou a sua agência de jornalismo e de produções artísticas e de eventos, a Agência TM3 Produções que, posteriormente, teve o nome fantasia alterado para Agência Eldorado e, por questões técnicas e comerciais, em 2008, passou a se chamar Agência Barros Dourado Comunicações e Eventos (ABD Comunicações e Eventos). Ainda no ano 2000, Terry Marcos Douradoconseguiu, em Goiânia, seu registro profissional de Jornalista/Radialista e também filiou-se à Associação Goiana de Imprensa (AGI).


Em Jataí (GO), após se desligar-se profissionalmente da Rádio DifusoraTerry Marcos Dourado assumiu, implantou e consolidou o Departamento de Jornalismo da Rádio Mundial 105,9FM (hoje, Rádio Transamérica Hits) permanecendo na empresa pelo período de 2002 a 2005. Na Rádio Mundial 105,9FMTerry Marcos Dourado criou, produziu e apresentou entrevistas especiais, boletins noticiosos, radiojornais diários e ainda uma moderna e ágil cobertura das eleições 2002 e 2004.


A partir de 2000, Terry Marcos Dourado prestou vários serviços à revista Brasil Oeste, em Rio Verde (GO), e para esta revista, foi o cerimonialista de três edições do evento “Melhores do Ano” em Rio Verde (GO) e em Jataí (GO). Também em Rio Verde (GO), na década de 90,Terry Marcos Dourado fez alguns períodos de estágios supervisionados no Departamento de Telejornalismo da TV Riviera, emissora da Rede Anhanguera, afiliada da Rede Globo de Televisão.


No ano de 2005, em determinada época, após criar sua agência de notícias e de produção artística e de eventos, cinco anos antes, Terry Marcos Dourado optou, por razões particulares, por firmar parceria com a Fundação Rádio Educacional de Jataí/Rádio Mundial 105,9FM, se desligando do quadro funcional da emissora e passando a atuar pelo sistema de parceria na produção e execução de programas e projetos jornalísticos.

 PREFEITURA E LEGISLATIVO


Jataí (GO), 2005 e 2006: o jornalista Terry Marcos Dourado prestou serviços de assessoria jornalística à Prefeitura de Jataí 
e também à Câmara de Vereadores de Jataí. Na imagem, Dourado aparece entrevistando o prefeito Fernando Henrique Peres (2005 - 2008).

Através de sua empresa, durante todo o ano de 2005, Terry Marcos Dourado prestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Câmara Municipal de Jataí, onde coordenou e comandou as transmissões ao vivo das atividades parlamentares (sessões, debates populares, audiências públicas, câmaras itinerantes, dentre outras), veiculadas pelaRádio Mundial 105,9FM.


Ainda em 2005, e até maio de 2006, o jornalista e radialista Terry Marcos Douradoprestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Prefeitura Municipal de Jataí (GO), tendo como principal função a elaboração, produção e divulgação de releases diários das atividades do prefeito e da administração municipal, para a imprensa de Jataí, região e do Estado. Também foi responsável pela elaboração e produção de reportagens divulgando as ações da prefeitura, para publicação em diversos órgãos da imprensa.

 DONO DE JORNAL

Em 24/09/2009, Terry Marcos Dourado conseguiu apoio financeiro
para publicar uma edição especial de seu jornal - a Gazeta Popular -
inteiramente destinada à Parada LGBT de Jataí (GO) e a temas de
interesse da comunidade LGBT. A Gazeta Popular é o único jornal
de Goiás a dedicar coluna fixa e amplos espaços para
reportagens do segmento LGBT.


Em maio de 2006, por questões pessoais e políticas, Terry Marcos Dourado deixou de prestar serviços à Prefeitura de Jataí (GO). Em 10 de julho de 2008, finalmente conseguiu consolidar seu maior objetivo profissional desde a criação de sua empresa de jornalismo: a produção, edição e circulação de um jornal impresso, o qual foi denominado de Gazeta Popular.


Com o periódico quinzenal que idealizou e criou, Terry Marcos Dourado conseguiu novamente inovar o jornalismo em Jataí e região, com matérias polêmicas, enfocando assuntos atualizados e sem censura, incentivando a interatividade e a formação e divulgação da opinião popular. Seu jornal, a Gazeta Popular, tornou-se o primeiro da imprensa goiana a dedicar uma coluna fixa e até uma edição especial inteira a assuntos LGBT, com destaque para a Parada do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano, em 2009. Até então, apenas o jornal Diário da Manhã, de Goiânia (GO) mantinha, e ainda mantém, uma coluna LGBT aos domingos – “Coluna do Meio” – assinada pelo jornalista e ativista LGBT, Léo Mendes.

EDUCAÇÃO - PROFESSOR

Terry Marcos Dourado também foi professor de escolas públicas 
da Rede Estadual de Educação, na cidade de Jataí (GO).


Ainda nos anos 90, a partir de 1991, Terry Marcos Dourado também exerceu o ofício de professor de escolas da Rede Pública Estadual. Na condição de professor substituto, lecionou as disciplinas de História, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Contabilidade, Biologia, Geografia, Mecanografia e Processamento de Dados para turmas das antigas 5ª a 8ª. Séries do primeiro grau (Ensino Fundamental) e do 1º ao 3º anos do antigo segundo grau (hoje, Ensino Médio). As aulas foram dadas nos colégios estaduais Nestório Ribeiro e Marcondes de Godoy, ambos em Jataí (GO).


Em 1991, Terry Marcos Dourado foi regente auxiliar do Maestro Iteral “Escurinho” Moraes, na Banda Marcial da Escola Polivalente Danti Mosconi (ex-Cefet, atual Ifet – Jataí (GO), banda com cerca de 80 componentes. Entre os anos de 1994 a 1996, Terry Marcos Dourado, coordenando uma turma de 120 alunos, foi o professor/regente titular da Banda Marcial do Colégio Estadual Nestório Ribeiro, banda bicampeã de concursos realizados em Goiás nos anos 70.

MOVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

O secretário-geral e assessor de Comunicação da ong AJDH-Nova Mente (Jataí/GO), 
Terry Marcos Dourado, atuou na coordenação-geral e também como diretor artístico 
das Paradas LGBT de Jataí (GO) nos anos de 2005, 2008, 2009, 2010, 2012 e 2013. 
Na imagem, Dourado aparece no "backstage" da 2a. Parada LGBT de Jataí, 
em 2008, antes de subir no palco para apresentar 
o "Show da DiverCidade", criado e produzido por ele.


Em mais de 22 anos de exercício da profissão de jornalista; radialista de rádio e televisão desde 1995; em todos os anos em que esteve atuando em escolas públicas como professor ou regente/instrutor de bandas marciais, Terry Marcos Dourado sempre priorizou as áreas de Cidadania, Direitos Humanos, Educação e Cultura. No jornalismo, inclusive, conquistou fama de “polêmico” e até de “durão” ao defender, nos programas que ancorou/apresentou, questões de interesse público sobre cidadania e direitos humanos, principalmente os direitos dos cidadãos menos favorecidos e o combate aos preconceitos e às injustiças e desigualdades sociais.


Terry Marcos Dourado comandando o "Show da DiverCidade" 
na abertura da Parada LGBT de Jataí (GO), em 2009.


 ATIVISMO SOCIAL "LGBT"


Julho de 2006, Terry Marcos Dourado estreia seu "Show da DiverCidade" 
no comando artísdtico da 1a. Parada LGBT de Jataí (GO). Depois do show, 
Dourado animou o público de mais de 3.000 pessoas, no comando do trio elétrico.


Nos anos 90, Terry Marcos Dourado tornou-se pioneiro do Movimento LGBT na região do Sudoeste Goiano, juntamente com o colega ativista Gilbran Assis de Oliveira, criador dos concursos de beleza e visibilidade LGBT “Miss Jataí G” e “Miss Sudoeste G”, eventos onde Terry Marcos Dourado teve participação ativa e importante nos bastidores, às vezes como comunicador e, ainda, na divulgação destes eventos na mídia impressa e televisiva.


Em 2001, convidado por Gilbran Oliveira, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado tornou-se membro e diretor executivo da organização não-governamental (ONG) LGBT de Jataí (GO), a "Associação Jataiense de Direitos Humanos – Nova Mente" (AJDH-Nova Mente), exercendo a função de assessor de imprensa na primeira diretoria e diretorias subsequentes desta instituição, atualmente exerce a função de secretário-geral desta organização. Nos anos de 2006, 2008, 2009, 2010, 2012 e 2013, Terry Marcos Dourado, juntamente com Gilbran Oliveira, foi coordenador das Paradas do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí (GO), eventos que teve públicos de cerca de 3.000, 4.500, 5.000, 8.000, 12.000 e 20.000 pessoas, respectivamente.


Terry Marcos Dourado (E), presidente da ACDHRio e 
Gilbran Oliveira (D), presidente da AJDH-Nova Mente: os pioneiros 
e decanos do Movimento LGBT no Sudoeste Goiano.

Além de ser o assessor de imprensa e diretor artístico das Paradas LGBT de Jataí (GO), participando de debates e entrevistas especiais em emissoras de rádio e televisão em Jataí, Terry Marcos Dourado ainda criou, produziu, realizou e foi o comunicador oficial do “Show da DiverCidade”, evento que agita o público nas concentrações das Paradas LGBTs de Jataí (GO) e, em 2010, também em Rio Verde (GO).


Nos anos de 2005 a 2008, Terry Marcos Dourado foi o produtor, diretor artístico e o comunicador do concurso de beleza e visibilidade LGBT “Miss Gay Serranópolis” e “Miss Sudoeste Gay”, produzido por Angel Eventos, em Serranópolis (GO).

FUNDADOR DO "INSTITUTO CONSCIENTIZAR"

10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (atrás e na ponta da faixa branca)
ao lado do decano do Movimento LGBT no Brasil e fundador do GGB (Bahia), Luiz Mott (camisa azul)
durante o Ato Contra a Homofobia, na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (atrás da ponta esquerda 
da faixa branca) participa de Ato Contra a Homofobia, na Praça da Candelária, 
no centro da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o decano do Movimento LGBT 
Brasileiro, professor Luiz Mott (Bahia) e do presidente da ABGLT, Toni Reis (ambos, no centro 
da faixa branca. Toni está de camisa azul-escuro e Mott, de cavanhaque grisalho.).


10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (E) posa para 
a foto ao lado do, hoje, fundador e presidente da ArtGay (Articulação 
Brasileira de Gays), jornalista Léo Mendes, durante Ato Contra a Homofobia, 
realizado na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.


8 a 11 de novembro, 2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado 
(na foto, de camisa azul) no Grupo de Trabalho do Estado de Goiás, 
durante a programação do 2º Seminário Nacional de Segurança 
Pública LGBT, realizado pela Senasp/Ministério da Justiça, na cidade do Rio de Janeiro.


10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (na ponta esquerda
da faixa branca), participa com mais de 200 ativistas LGBT e profissionais
da Segurança Pública de todo o país, do Ato Contra a Homofobia,
na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2010, Terry Marcos Dourado abraçou um novo desafio ao assumir, em 13 de março, a presidência da organização não-governamental (ONG) regional que ele próprio idealizou e fundou, com o apoio de amigos, tendo como base regional a cidade de Rio Verde (GO) – a Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde – Goiás e Região (ACDHRio), instituição que tem o apoio fundamental da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a maior rede de organizações LGBT da América Latina. Em 2012, a ACDHRio teve seu nome alterado para "ACDHRios Brasil Central" (Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT na Região dos Grandes Rios do Brasil Central). E a partir de 5 de janeiro de 2014, após a conclusão de seu projeto constitucional inovador, moderno e que prioriza ações sociais voltados à conscientização, educação e informação popular nas áreas de combate à homofobia, combate a preconceitos por orientação sexual e identidades de gênero e conscientização para a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente o HIV-Aids, a organização adotou novo e definitivo nome social, tornando-se "Instituto Conscientizar".

No período de 8 a 11 de novembro, o presidente Terry Marcos Dourado participou, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), selecionado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), do 2º Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT (Senasep). Dourado foi diplomado pela Senasp e está habilitado a ajudar na formação e na execução do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública para LGBT no Estado de Goiás, previsto para o ano de 2011.

Julho de 2011: O presidente da ACDHRios Brasil Central, jornalista Terry Marcos Dourado, participou do 8º ERONG Centro-Oeste, em Goiânia (GO).


Em dezembro de 2010, o presidente Terry Marcos Dourado foi eleito, por votação eletrônica nacional, primeiro suplente no grupo de representantes da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) para o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), em Brasília (DF).


Ativistas LGBT do Centro-Oeste do Brasil, participando do curso presencial de Advocacy do Projeto InteraGir, 
em Campo Grande (MS), ministrado pelo presidente da ABGLT, Toni Reis.
Em fevereiro de 2011, o presidente Terry Marcos Dourado participou do curso presencial de Advocacy em Prevenção às DST/HIV/Aids para Gays e HSH (homens que fazem sexo com homens), do projeto InteraGir, de autoria da Asical (América Latina) e ONG APPAD (Curitiba/PR), realizado na cidade de Campo Grande (MS).


Após aceitar o convite do presidente e fundador da organização Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntaria en VIH/SIDA y Derechos Humanos (REDLACVO+), Oscar Enrique Duque Rojas, em 25 de abril de 2011, Terry Marcos Dourado foi nomeado e empossado coordenador regional de Comunicação e Relações Públicas da REDLACVO+ (coordinador regional de Comunicación y Relaciones Publicas), para atuar em toda América Latina e Região do Caribe.


1º/11/2011: Em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, o presidente da ACDHRios Brasil Central,
Terry Marcos Dourado, fez a apresentação oficial da ACDHRios Brasil Central durante o 4º CONABGLT,
conseguindo votação com unanimidade e tornando a ACDHRios Brasil Central afiliada à ABGLT,
a maior organização LGBT da América Latina.


Novembro/2011: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, (no detalhe), participa 
da foto oficial do 4º CONABGLT - Congresso Nacional da ABGLT, em Belo Horizonte (MG).


No período de 31/10 a 4/11/2011, o presidente Terry Marcos Dourado participou do 4º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) - 4º CONABGLT, realizado na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Na oportunidade, em 1º/11/2011, a ainda ACDHRio tornou-se afiliada à ABGLT, a maior organização LGBT da América Latina.


Em 19 de novembro de 2001, o presidente Terry Marcos Dourado lançou a página da ONG no site Youtube, criando o Canal de Vídeos ACDHRiosTV, publicando seu primeiro vídeo/campanha institucional pela criminalização da homofobia no Brasil, produzida e editada por ele. Em menos de 24 horas da postagem, o vídeo contendo imagens fortes e reais (lançado nas versões em português, inglês e espanhol (legendado)) foi destaque em sites no Brasil, Canadá, França e Suíça.

Com a alteração definitiva no nome social da instituição, o canal foi atualizado para ICTV.

Em 11 de julho de 2012, Terry Marcos Dourado tornou-se oficialmente membro da organização internacional "The Global Alliance for LGBT Education - (GALE), com sede em Amsterdam, na Holanda.

Em julho de 2012, Terry Marcos Dourado lançou seu primeiro projeto de produção audiovisual, um filme em curta-metragem que recebeu o título de E Aí, Bicha?(em inglês: Hey, Fagot?). Em produção pelo Instituto Conscientizar em parceria com a Estelar Filmes, o filme vai abordar, sem censura e de forma impactante, a gravíssima problemática das violências homofóbicas (verbal, psicológica e física) nas escolas brasileiras. (Mais informações na página oficial. Clique Aqui .


OUTRAS INFORMAÇÕES

Em 26 de janeiro de 2013o presidente Terry Marcos Dourado, foi eleito e empossado diretor executivo nacional, na função de secretário nacional de Comunicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a maior rede de organizações LGBT da América Latina, com status consultivo junto à ONU (Organização das Nações Unidas). O mandato vai até janeiro de 2016. A eleição e posse aconteceu em Curitiba-PR, durante as assembleias-gerais estatuinte e eleitoral da ABGLT.

Em 10 de março de 2013, Terry Marcos Dourado foi reeleito e empossado presidente da ACDHRios Brasil Central, para o segundo mandato que vai durar até março de 2016. 

A partir de 5 de janeiro de 2014, com a alteração no nome social da ONG para Instituto Conscientizar, Terry Marcos Dourado manteve-se na presidência da instituição.


Agosto de 2012: Terry Marcos Dourado se encontra, em São Paulo (SP), com o presidente da ABGLT, Toni Reis, 
e com a fundadora e presidente do GPH, Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais, Edith Modesto.
Nos próximos três anos de mandato de presidente do Instituto Conscientizar, ou seja, até março de 2016, Terry Marcos Dourado promete usar toda a experiência acumulada como bacharel em Direito, e nos anos de dedicação ao jornalismo, à cultura e à educação, para defender e cobrar a consolidação de uma real e mais justa cidadania e também a garantia, na prática, dos direitos humanos, mais dignidade, respeito e cidadania aos cidadãos LGBT da cidade de Rio Verde e demais cidades da área de abrangência do Instituto Conscientizar (totalizando 71 cidades), também do Estado de Goiás, do Brasil e do mundo. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. [* Atualizado em Junho de 2015.]

AJUDE-NOS

Olá, bem-vindo(a) à página oficial do Instituto Conscientizar. Abaixo, você tem as principais notícias. Antes, porém, queremos pedir a sua ajuda uma vez que os custos da manutenção da nossa ONG Instituto Conscientizar são muito elevados e não dispomos de ajuda governamental. Vale ressaltar que o Instituto Conscientizar é uma organização-não governamental SEM FINS LUCRATIVOS. Temos muitas despesas. Por favor, nos ajude doando o quanto você puder para que possamos continuar existindo e para que tenhamos condições de melhorar nossas ações sociais. Para doar qualquer quantia, clique no botão "DOAR". Muito obrigado.